Conservando e protegendo seus Pratos - Aristides Cavalcante

Discussão em 'Pratos' iniciado por Aristides TG Cavalcante, 16/5/14.

1. Aristides TG Cavalcante

Aristides TG Cavalcante
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.285
    :thumbsup:

MARCELO OLIVEIRA curtiu isso.
  2. AyrtoX

AyrtoX
    Expand Collapse

14/11/14
    Curtidas:
    5
    @Aristides TG Cavalcante , gostaria de saber se as capas drummer's para pratos realmente ajudam a proteger os pratos em transportes e a poeira e maresia.

Não tenho bateria ainda , mas penso em comprar uma e estou planejando todos os mínimos detalhes.

Binhopz curtiu isso.
  3. ulisses oliveira

ulisses oliveira
    Expand Collapse

27/10/14
    Curtidas:
    21
    fala bateras!
    apenas para complementar este tópico sensacional, há pratos antigos (principalmente os B8) que apresentam um belo som e visual ''vintage'', valendo a pena mantê-los assim e fazendo sua limpeza com óleo acima mencionado.

4. Perrone Batera

Perrone Batera
    Expand Collapse

11/12/14
    Curtidas:
    0
    Fala ae bateras, @Aristides TG Cavalcante sou novo aqui no forum e recentemente comprei um kit ZBT Zildjian. Como não tenho batera acustica, pois moro em apartamento, na ultima vez que toquei guardei os pratos sem limpa-los e quando fui utiliza-los para minha surpresa estavam todos com marcas de dedos, com aspecto feio. Segui a dica da limpeza com oleo mineral (singer) e mesmo assim as marcas continuaram. Preciso de uma ajuda, ainda nem paguei completamente o kit e os pratos já estão marcados. Valeu.

5. ulisses oliveira

ulisses oliveira
    Expand Collapse

27/10/14
    Curtidas:
    21
    Bom amigo, tenho um amigo que tem ZBT's e aconteceu o mesmo. Eu te indicaria usar um polidor do tipo Kaol, Silvo, etc apenas nas marcas dos dedos que estão nesse caso enferrujados. Caso queira melhores resultados, invista nos produtos específicos para limpeza, da Zildjian, Sabian, Paiste em lojas de instrumentos musicais. Sucessos!

6. Bento Rosato

Bento Rosato
    Expand Collapse

30/12/14
    Curtidas:
    2
    Pots show de bola essa do do óleo mineral, me chamou muita atenção no sentido da rapidez e de uma certa durabilidade no sentido de marcas de dedos e na oxidação por conta do nosso suor e manuseio dos pratos.
    Minha Pergunta seria no apos a limpeza bruta ex vamos dizer assim.... eu de costume limpo os meu Set com massa de polir nº2 automotivo com estopa dai ele fica lindão como se estivesse torado da loja, ai que vem minha pergunta...no depois q aplicamos o óleo conforme vc explicou de certa forma o prato ficara meio q com óleo (escorregadio etc) pode passar uma pano seco apos a aplicação, (tirar o Excesso) ?
    Na imagem abaixo segue o meu set sujo em seguida o mesmo set limpo com a Massa de polir nº2

sujos:

Limpos:

E sobre o WD-40 pode ser com ele tmb??

Mas de qualquer forma, muito boa essa dica Aristides Valew Man :happy:

Bruno Fellipe e Binhopz curtiram isso.
  7. Otávio Pieve

Otávio Pieve
    Expand Collapse

23/2/15
    Curtidas:
    0
    Olá Aristides, tudo certo?
    Eu posso limpar meus pratos (A Custom) com o polidor da zildjian e uma maquina usada para polir carro?
    Abração!

8. Julião

Julião
    Expand Collapse

5/4/15
    Curtidas:
    0
    Oi @Aristides, assisti um video do youtube, sobre passar limão nos pratos. Utilizei essa técnica em um chimbal da Sabian B8 pro, que tenho há muito tempo e estavam até encostados e muito sujos. Passei o limão e depois lavei com água, limpou bem, mas tô com medo de manchas e estragar os pratos, essa técnica é boa? Passo o óleo vegetal também?

9. Arantes

Arantes
    Expand Collapse

8/4/15
    Curtidas:
    0
    Opa blz? Comprei um hihat sabian xs. Que esta com bastante oxidação. Lavei ele com sabão de coco e passei a bucha e não saiu nada. Gostaria de saber oque posso usar para retirar a ferrugem sem interferir no som do prato.
    Desde ja muito obrigado

10. drummer1gabriel

drummer1gabriel
    Expand Collapse

15/4/15
    Curtidas:
    4
    Amigos, já tive um China também da linha ZBT, aconteceu o mesmo "problema", como sabemos essa é a linha mais acessível da zildjian, liga b8, verificando meu prato e mais alguns no mostruário da loja cheguei a conclusão que as propriedades químicas do prato o fazem atingir a reação que deixa marcas nos pratos (economizaram na estética para valolizarem maia a sonoridade)...
    Se estiver errado alguem mais entendido me corrija por favor!

11. drummer1gabriel

drummer1gabriel
    Expand Collapse

15/4/15
    Curtidas:
    4
    Olá galera!
    A Orion Cymbals está participando de um evento na minha região que promete polir os pratos, independente da marca, se denomina "Orion pit stop" (http://orioncymbals.com.br/pit-stop-orion/)
    Gostaria de saber se polir pratos é seguro? Irá mudar muito a sonoridade natural dele? Retirando a camada de sujeira superficial não irá afetar o sustain e o ping do prato?

12. MARCELO OLIVEIRA

MARCELO OLIVEIRA
    Expand Collapse

10/10/14
    Curtidas:
    9
    Galera, vcs usam aquele óleo mineral de farmácia ou esse Singer?
    Eu usei o limão e o sal, funcionaram, mas, por pouco tempo. E particularmente dói em mim fazer isso, rs.

13. William Mori Junior

William Mori Junior
    Expand Collapse

20/5/15
    Curtidas:
    0
    E aí brother, tenho algumas dúvidas:
    Passo óleo mineral na parte interna dos pratos?
    Antes de passar o óleo preciso limpá-los com água e sabão neutro?
    E depois de passar o óleo não preciso tirá-lo? ou com que periodicidade lavo com água e passo óleo novamente?
    Obrigado.

14. Dr. Pigstein

Dr. Pigstein
    Expand Collapse

28/5/15
    Curtidas:
    0
    Olá, tudo bom?
    Tenho uma dúvida, como faço pra tirar a oxidação dos meus pratos? Aplico o limão ou óleo serve?

15. Beatriz Zago

Beatriz Zago
    Expand Collapse

17/6/15
    Curtidas:
    0
    Eu tenho uma dúvida: acabei de comprar um Zildjian A Thin Crash e por desatenção ao pegar ele na mão pela primeira vez já ficaram as marcas dos dedos, o que é óbvio e normal haha Mas o problema é que tentei limpar (detergente neutro, porque fiquei com medo de tentar outra coisa e danificar o prato) e as marcas não saíram.

Esse óleo mineral tiraria essas manchas, ele é útil pra limpeza dos pratos também ou apenas pra conservação? Tem algo que eu possa fazer pra tirar essas marcas ou elas vão ficar?

Desde já obrigada pela atenção!

16. Binhopz

Binhopz
    Expand Collapse

24/7/15
    Curtidas:
    1
    Vamos lá, pessoal. Primeiramente gostaria de parabenizar a todos os que sempre estão participando de todos os tópicos e, em especial, aos administradores @Aristides TG Cavalcante e @Cidrack !

Muito bacana as dicas, já cheguei a ler outros tópicos sobre pedais etc, bem bacana as discussões, pretendo compartilhar minhas experiêcias e opiniões.

Ok, protocolos de "apresentação" à parte, vou mostrar aqui um pouco da minha experiência usando as dicas de vocês.

Acabei não vendo o vídeo postado no começo desse tópico (tem bloqueio do youtube no trabalho), mas li tudo o que vocês já falaram, então vamos lá...

O procedimento adotado foi o básico já dito aqui:
    1º lavagem com sabão neutro/detergente de coco;
    2º secagem (tanto com pano/flanela quanto com papel higiênico);
    3º várias camadas de WD40 com papel higiênico, tirando o excesso depois.

Antes da lavagem e de passar o WD-40:

Após os 3 procedimentos:

Agora de outro ângulo, antes:

Após:

Pronto. Não sei informar qual prato é esse, deve ter no mínimo uns 12 anos, era de um primo baterista, só sei que é um Zildjian. Tive a sorte de achar no meio do depósito da oficina de um tio meu, pense num prato com um som suave, mesmo bem aberto não chega a ser escandaloso, enfim, ele é lindo em todos os sentidos, chamo ele de "prato raro" kkkkk, mas uma PENA que está com um rachado bem na logo escrita no metal... )':

Enfim, também fiz essa experiência com um New Beat 14'' da Zildjian que comprei há menos de 2 semanas. Ele estava cheio de marcas de dedos, e com algumas marcas escuras que apesar de novo pra mim, devia estar um tempo na loja.

Seguem as fotos:

Antes

Com tratamento

E aqui a comparação, de um lado só com a lavagem e secagem
    (nota-se que, pelo menos comigo, não consegui tirar as marcas de dedo e outras somente com a lavagem) e ao lado com uma leve aplicação do WD-40.

Uma diferença, que pela foto não é tão gritante, e, às vezes, frustrante porque você acaba achando que todas as manchas vão sumir, e não é bem o que acontece, MAS sem dúvida dá uma outra cara pro seu prato, tenha ele mais de 10 anos ou um novo.

Empolguei, né? hahahaha, enfim, é isso. Final de semana que vou terminar de lavar meu kit e, dependendo do resultado, posso postar as fotos aqui. :)

Abração e espero que tenham gostado do resultado.

#116 Binhopz, 24/7/15
    Última edição: 25/7/15
  17. Calango

Calango
    Expand Collapse

8/8/15
    Curtidas:
    0
    Bom dia Pessoal,

Sou novo aqui e na parte de bateria também. sei que a pergunta é idiota mas, devo passar o óleo Singer em ambas as partes do prato (interna e externa)? Posso colocar direto na Bag ou tenho que esperar secar?

Obrigado!

18. Binhopz

Binhopz
    Expand Collapse

24/7/15
    Curtidas:
    1
    Bem vindo, Calango.

Sim, você passa nos dois lados.

Seguinte, o ideal é você tirar o excesso; eu passo o óleo, tiro excesso e já coloco na bag pra não pegar poeira ou partículas... mas já deixei alguns pratos secando. É até interessante você comprar uma flanela depois pra quando tirar o prato da bag não ficar com a mão oleosa ou cheirando a óleo... sem contar que evita de ficar as digitais no prato. :thumbsup:

@Aristides TG Cavalcante cadê você?

Calango curtiu isso.
  19. thomascouto

thomascouto
    Expand Collapse

11/8/14
    Curtidas:
    3
    Passando para deixar minha ótima experiência com o produto da Paiste para limpeza / conservação de pratos !

Como fiz:

** OBS: Usem luvas, pois caso contrário suas mãos ficarão pretas !!!

1) Caso os pratos estejam com poeira, remova antes com um pano macio;
    2) Aplique o Cymbal Cleaner em circulos, não foi necessário MUITO produto, pois ele rendeu bem;
    3) Com uma flanela macia, passe em círculos com uma certa pressão sobre o prato de forma que ele fique bem espalhado (eu passei em cima dos logos, com menos pressão e não saiu a impressão);
    4) Remova o produto com uma flanela e você irá perceber que o mesmo ficará com um aspecto FOSCO;
    5) Com outro pano macio ou papel toalha, molhe com pouca água, e esfregue em círculos em cima do prato até secar. O brilho começará a aparecer. Esfreguei até o prato estar seco completamente.
    6) Com o prato seco, aplique o outro produto Cymbal Protector para proteção do prato.

Resultados abaixo:

- Esqueci de tirar foto do SPLASH antes da limpeza, porém ele estava bem sujo com muitas marcas digitais.

[​IMG]Limpeza com Paiste Cymbal Cleaner by Thomas Couto, on Flickr

DEPOIS / ANTES

ANTES / DEPOIS

#119 thomascouto, 12/8/15
    Última edição: 12/8/15
    Bruno Fellipe curtiu isso.
  20. Binhopz

Binhopz
    Expand Collapse

24/7/15
    Curtidas:
    1
    Bacana, @thomascouto, mas o ideal seria você ter tirado as fotos do mesmo ângulo pra gente ter uma noção melhor. Muito bacana o resultado! :thumbsup:

21. Darley S Ormond

Darley S Ormond
    Expand Collapse

8/9/15
    Curtidas:
    1
    Boa tarde.. @Aristides TG Cavalcante, envie o link do vídeo fabrica Sabian. Parabéns pela idealização dessa pagina e a todos que participa construindo uma Bateria Brasil melhor. Obrigado.

Binhopz curtiu isso.
  22. Banda Clamb

Banda Clamb
    Expand Collapse

3/10/15
    Curtidas:
    0
    O WD 40 show de bola! Passei nos pratos como tava vendo o video.... Sou novato aki, se tiver algum erro desculpa aí... To aprendendo! FLW

23. Vinicius Migliorelli

Vinicius Migliorelli
    Expand Collapse

29/1/16
    Curtidas:
    0
    Eu tenho 2 crash's HHX queria saber se as técnicas de limpeza servem para estes que são brilhantes tbm!

Abraço

24. guilherme afonso

guilherme afonso
    Expand Collapse

27/12/15
    Curtidas:
    0
    ARistides Adiquiri um hit hat k dark, um crash 16 k dark e um kdark custom 17 crash, se eu passar só o oleo mineral ira retirar um pouco de sujeira e as marcas de baqueta principalmente no hit hat? @Aristides TG Cavalcante

25. Lucas Rodrigues Lima

Lucas Rodrigues Lima
    Expand Collapse

26/5/14
    Curtidas:
    9
    Seguirei o passo-a-passo para ter o meu prato limpo de novo. Obrigado a todos pelas dicas.

26. Flavio Souza

Flavio Souza
    Expand Collapse

1/5/16
    Curtidas:
    0
    Ola Aristides bom dia.
    Toco bateria a algum tempo e estou adquirindo um set de pratos como prato é muito caro que conserva-los para o resto da vida .rsrsrs. Um deles China 18 Avedis Zildjan e Rezo Crash 17 A Custom este prato tem acabamento brilhante e fosco posso utilizar este procedimento também, usando WD40 ?
    Outra pergunta você disse que lava no chuveiro você usa água quente ?

27. Bruno Fellipe

Bruno Fellipe
    Expand Collapse

7/6/16
    Curtidas:
    0
    thomascouto vc já limpa com esses produtos a bastante tempo???

28. thomascouto

thomascouto
    Expand Collapse

11/8/14
    Curtidas:
    3
    Quase dois anos. Mas a frequência que utilizo é baixa.

29. Marlão

Marlão
    Expand Collapse

10/7/14
    Curtidas:
    0
    @Aristides boa tarde! Tenho um jogo de pratos que estou bem satisfeito com eles, pretendo ficar com eles até quando aguentarem, porém eles são meio antigos, e queria tirar os logos e deixar eles lisos, sem manchas, riscos e afim. Poderia me ajudar como limpar sem estragar a 'proteção' deles?

30. Marco Mandelli

Marco Mandelli
    Expand Collapse

13/2/18
    Curtidas:
    0
    Boa tarde Aristides. Tenho um Ping Ride Avedis Zildjian que comprei muito sujo. Fui usar o produto deles para limpeza e piorou a situação (depois que percebi que o uso deve se limitar a pratos brilhantes). Posso usar água e sabão neutro para limpar sem problemas? Me confirme por favor uma coisa: detergente neutro serve ou só sabão? Abs

Compartilhe esta Página